Voltar ao site

A gamificação como ferramenta de inovação dentro das empresas

· Gamificação,Treinamento,Jogos Corporativos,Corporativo

De uma maneira fora do convencional e divertida, a gamificação pode ser uma ferramenta muito eficiente de alinhamento e treinamento no trabalho. Ela realiza a simulação de vários desafios pelos quais as organizações passam e ajuda os colaboradores a desenvolver soluções eficientes para esses desafios - que vão aumentando de complexidade cada vez mais para aprimorar o treinamento.

 

A gamificação (ou jogo empresarial) e é um jogo para organizações integrar numa plataforma, seja online ou física, as necessidades de aprendizado para uma equipe que necessita encarar desafios.

Por que usar a gamificação nas empresas?

O que faz da gamificação um diferencial e uma inovação para as organizações é, principalmente, a facilidade e eficácia da aprendizagem. Existem vários formatos, utilizações e finalidades de jogos no mercado corporativo. Entre os benefícios, estão:

  • Processos de desenvolvimento da equipe;
  • Aprimoramento da sinergia entre os funcionários;
  • Implementação de mudanças.

A gamificação é uma ferramenta relativamente nova para as empresas, que une o que há de melhor entre os propósitos dos jogos e da economia comportamental, extremamente útil em determinadas situações que requerem uma mudança de comportamento ou de processos.

Por que a gamificação traz um diferencial para as empresas?

Jogos são naturalmente interessantes para as pessoas. Eles cativam, pois trazem desafios que se tornam cada vez mais complicados de serem enfrentados, além da constante superação e aprendizado, e um feedback imediato das atitudes daqueles que participam do game.

Para fazer uma comparação com os jogos de lazer, as motivações citadas acima fazem com que 67% dos adultos entre 20 e 40 anos, nos Estados Unidos, joguem videogame numa média de oito horas por semana. Além disso, 40% desse total é de mulheres.
Hoje, cerca de 25% dos funcionários de uma empresa pertencem à conhecida geração Millenium. Pesquisas apontam que quando completa 21 anos, um indivíduo dessa geração já se dedicou a cerca de 10 mil horas de jogos, tanto em aplicativos de celular quanto em consoles.


Os jogos trazem uma experiência diferente, além do envolvimento constante e da evolução do jogador nos desafios enfrentados,ele sente que faz parte de algo maior, uma missão ou objetivo coletivo que derruba as barreiras de sua individualidade.

Geração Millenium e os Jogos

Os indivíduos da geração Millenium fizeram com que dois dos grandes desafios das empresas hoje sejam gerir jovens colaboradores e promover o seu engajamento com a organização. Eles se sentem bem de verdade em ambientes que os desenvolvam profissionalmente e promovam desafios e que sejam inovadores.

A geração Millenium assume papéis de liderança de maneira rápida e expressam a necessidade de ter experiências prazerosas, desafiadoras e significativas. Eles precisam do retorno imediato do resultado de suas atividades no ambiente de trabalho para se sentirem motivados.

Frente a isso, muitas organizações estão usando modelos de motivação, arquitetura de pontuações e estratégias de engajamento encontrados nos games para criar soluções inovadoras nos seus mercados e para a promoção do engajamento de colaboradores em desafios que se apresentam no dia a dia.

Desenvolvendo Jogos nas Empresas

A gamificação nas empresas está se consolidando como uma estratégia eficiente de solucionar problemas de forma criativa, envolvendo a participação dos colaboradores e permitindo que se instale uma mais gestão eficiente, que se baseia em indicadores apresentados intuitivamente.

A gamificação, quando utilizada com outras frentes tecnológicas, consegue ter influência não apenas nos padrões de inovação, como também na emergência de outras plataformas de relacionamento com os clientes externos e internos e uma nova configuração que caracterizaria o desempenho diferenciado de um funcionário.

Para se tornar uma iniciativa vencedora, é preciso observar as potencialidades do colaborador que será contratado para a implementação e o desenvolvimento dos jogos.
É fundamental que o jogo tenha um roteiro, uma história, uma lógica que se insira na realidade, para que seja internalizado de forma receptiva.

É muito válido investir nesse tipo de inovação, não apenas pelos potenciais que possui, mas principalmente porque pode se transformar em um dos agentes de transformação comportamental fundamentais dentro de uma empresa.

A gamificação nas organizações mostra que a disputa entre colegas de trabalho pode ser saudável e focada em objetivos conjuntos, além de trazer retorno positivo para os resultados da empresa.

Jogos como Ferramentas Empresariais

Games são ferramentas que possibilitam que os indivíduos aprendam na prática. Os principais focos trabalhados em forma de jogos em empresas internacionais e nacionais são os seguintes:

  • Desenvolver as competências comportamentais: aprofundar a comunicação, desenvolver a liderança e o trabalho em equipe etc.;
  • Rapidez na fixação de conteúdos: isso tanto no treinamento de novos colaboradores, quanto na implementação de novas tecnologias e práticas;
  • Solução de desafios através de colaboração: criação de jogos internos que tenham algum desafio e ofereçam prêmios para as melhores soluções encontradas, por exemplo;
  • Lançar novos produtos: através de campanhas de Marketing que tragam jogos para conquistar o público;
  • Implementar estratégias: fazer com que etapas estratégicas se transformem em um grande game que possua estruturas de incentivo.

Empresas estão aprendendo a utilizar os jogos de aprendizagem para trazer inovação, no entanto, sua utilização para a melhora da realidade ambiente e para fins educativos é muito antiga. O filósofo grego Heródoto, já mencionava em sua época a ação dos governantes que promoviam jogos de tabuleiros e dados para a população.

Isso era utilizado como estratégia para que o povo pudesse encontrar maneiras de vencer um grande período de fome e de dificuldades que atingiu a antiga Grécia nas guerras contra a Pérsia.


Em resumo, os games estão cada vez mais ganhando destaque como solução inovadora. A gamificação possui potencial para ajudar a resolver ainda mais as necessidades atuais das corporações. As maneiras de aplicação desta ferramenta estão se ampliando a cada ano.


Assim, é muito provável que, com a sua disseminação, talvez se possa viver de maneira mais divertida e colaborativa em um futuro próximo, para que se possa vencer os desafios que a realidade impõe.


Este artigo tirou suas dúvidas quanto a importância da gamificação como ferramenta de inovação nas empresas? Esperamos que sim. Somos uma empresa que realiza treinamentos corporativos e gamificação.


Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços e para solicitar um orçamento.

Texto escrito pela equipe de conteúdo da SkilLab Treinamentos e Gamificação

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK