Voltar ao site

11 Aplicativos Gamificados para Produtividade e Vida Pessoal

· Gamificação,Autoconhecimento

A gamificação é como definimos o uso de diversas técnicas próprias dos jogos para ludificar e reforçar tarefas que, muitas vezes, não são tão divertidas à primeira vista. Um método que se utiliza em todos os campos, embora o aprendizado e a motivação sejam dois dos mais recorrentes.

Existe uma grande diversidade de aplicativos para dispositivos móveis que utilizam esta metodologia para deixar o trabalho e a vida pessoal mais divertida e nós da SkilLab não podíamos deixar de listar os melhores apps que utilizam gamificação.

Confere aqui embaixo os apps gamificados mais legais para usar tanto na sua vida pessoal quanto para dar aquele ânimo no trabalho!

Produtividade

1- Habitica

Ainda falando de hábitos e produtividade, o Habitica é uma das opções mais originais. Este app nos permite superar a lista de tarefas diárias com base em um jogo de RPG onde iremos ganhando experiência e pontos para seguir configurando nosso personagem. Um app genial que dá uma camada de personalização RPG em nossos afazeres do dia a dia. E podemos até nos presentear na vida real com as conquistas do jogo, como tomar um sorvete depois de completar alguns afazeres diários.

2- Lumosity

O Lumosity é um serviço de treinamento cerebral onde o usuário pode realizar exercícios lógicos diariamente para melhorar aspectos da memória, atenção, velocidade de raciocínio e resolução de problemas. Tudo por menos de cinco minutos por dia.

3- Forest

Um dos apps favoritos aqui na SkilLab, o Forest nasceu com a missão de ajudar pessoas a serem mais focadas utilizando a técnica Pomodoro, e consegue fazer isso de forma muito profunda: plantamos uma semente de árvore cada vez que quisermos largar o smartphone de lado por um tempo estabelecido. Se o superarmos, a árvore crescerá plenamente e será adicionada a sua floresta digital particular. Caso contrário, veremos uma árvore seca na floresta que serve como metáfora da missão incompleta.

4- MindBloom: Juice

No Juice você faz um relatório diário sobre como se sentiu durante o dia e com ele tenta descobrir o que traz mais stress ou tranquilidade. Ele também oferece formas de monitorar o seu sono, o que comeu e tudo relacionado à sua rotina que pode ter afetado a sua energia e disposição. Quando você começa a esclarecer o que precisa mudar na sua vida, o Juice ajuda a escolher melhores hábitos.

5- Level Up Life

Com uma pegada mais old-school, o Level Up Life é um app para aumentar a nossa motivação e produtividade enquanto ganhamos XP com desafios e atividades da vida real. O App permite traçar conquistas diárias, pequenas ou grandes, ganhando XP e coins na vida RPG da plataforma.

Vida Pessoal

6 - Fabulous

Nunca é demais ter uma motivação extra em todas as áreas da vida e sempre é melhor fazer isso com um aplicativo de ótimo design. O aplicativo de hábitos e estilo de vida gamificado nos incentiva a realizar as tarefas positivas para ir ganhando pequenos prêmios. E ainda aumenta nossa produtividade com prêmios para tomar um copo de água, respirar um pouco de ar puro e relaxar graças às suas múltiplas atividades.

7- Foursquare

Uma das melhores formas de alavancar a criatividade é conhecer lugares novos. Melhor ainda se for para comer, não é? O Foursquare, famoso aplicativo de localização de bares e restaurantes agora muito mais focado na experiência do cliente do que no check-in, te permite ganhar medalhas como cliente e estabelecimento. Quanto mais lugares você visitar, mais medalhas e descontos você consegue!

8- SuperBetter

O SuperBetter é para quem quer alcançar uma grande conquista. Isso inclui parar de fumar, começar a se exercitar regularmente, economizar dinheiro, etc. O app cria uma jornada para você chegar ao seu objetivo. Quando a meta é muito ampla, fica mais fácil quebrar em várias metas menores e é isso que ele sugere, com a possibilidade de ganhar pontos a cada desafio vencido. Assim, você tem mais garantia de continuar no caminho certo e motivado.

9- ChoreWars

Você precisa lavar roupa e só vê o cesto enchendo mais a cada dia? Para quem tem dificuldade de realizar as tarefas domésticas, o Chorewars pode ser a solução. Funciona como um RPG e existe até a possibilidade de jogar com as pessoas que moram com você no modo multiplayer. Durante o jogo, você pode ainda encontrar monstros, lutar com eles e adicionar ainda mais pontos de experiência ao seu personagem. Que tal lavar algumas roupas agora?

10 - MindBloom: LifeGame Tree

Também em uma pegada ambiental, o MindBloom Tree brinca com o esquema de árvore, onde cada galho é uma área que precisam de atenção – família, trabalho, finanças. No fim de cada dia, você faz um relatório dizendo o que fez para melhorar cada uma dessas áreas, como passar mais tempo com os filhos ou organizar as finanças. Conforme as coisas são realizadas, você ganha pontos e a árvore fica cada vez mais verde.

11- Zombies, Run!

Clássico dos jogos, é difícil alguém não ter ouvido falar do jogo que nos convida a correr para escapar de um apocalipse zumbi. Este pedômetro especial nos estimula de forma muito divertida durante os treinos. Embora escutemos música, o jogo irá introduzindo áudios entre as músicas onde são narradas as desventuras deste mundo repleto de mortos-vivos. Um app genial para começar a se exercitar.

Para gamificar os treinamentos na sua empresa…
É só entrar em contato conosco! A SkilLab tem uma gama de produtos em facilitação, gamificação e gamedesign para que a sua empresa nunca mais tenha treinamentos corporativos chatos e entediantes.

Agende uma consultoria de gamificação gratuita ou deixe uma mensagem!

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK