Voltar ao site

Como conduzir uma análise de necessidade de treinamento corporativo?

· Treinamento,Metodologias,Corporativo,Design Instrucional

Se a sua empresa ainda não está investindo em treinamento corporativo, saiba que essa pode ser uma das razões para ela ainda não ter chego ao topo da sua área de atuação.

As lideranças de todos os setores devem estar cientes das necessidades de seus colaboradores e atendê-las de maneira rápida e efetiva. Quando o problema envolve desenvolvimento de competências, aí pode ser um pouco mais complicado. Mas como identificar quais são as falhas?

Neste artigo, nós ensinaremos como conduzir uma análise de necessidade de treinamento corporativo para você começar a planejar os próximos passos. Confira!

O que é Análise de Necessidades de Treinamento

A Análise de Necessidades de Treinamento nada mais é que estar presente e estudar a rotina dos seus colaboradores.

Quando eles foram contratados, havia uma lista de competências comportamentais e profissionais ou uma descrição daquilo que a pessoa deveria ser e desempenhar nos processos da sua empresa.

Necessidade de treinamento é que a competência que deveria ser desenvolvida, mas que não é efetivamente.

Como conduzir uma análise de necessidade de treinamento

Agora que você conhece a definição, fica mais fácil de compreender como se dá esse processo, mas ele pode ser um pouco mais complexo que aparenta.

A definição que te apresentamos pode soar fria, e a sua análise também deve ser. Você não está apontando dedos. Nesse momento, você não está avaliando o indivíduo, mas a sua desenvoltura no trabalho.

1. Quais são os objetivos da minha empresa?

Essa análise passa por todos os setores do negócio. Inclusive pela administração. Inclusive por você, gestor! Ninguém está de fora.

Encontre os registros que contém a missão, valores e objetivos da empresa. Analise se eles estão efetivamente sendo cumpridos. Se sim, vamos melhorar; se não, vamos começar a implementar agora mesmo.

2. Quais comportamentos busco na minha equipe?

As competências pessoais, ou comportamentais, são de suma importância quando se fala em empresas, principalmente as que atendem o público diretamente.

Observe o atendimento para compreender se o seu colaborador é cortês, educado e respeitoso. Enfim, todas as características que definem um bom atendimento. Mas atenção: isso vale em relação aos clientes e aos seus próprios colegas de trabalho.

Qualquer desconformidade, registe.

3. Meu time está cumprindo as suas obrigações?

Aqui, você irá analisar friamente a descrição de cargo de cada colaborador do seu negócio. O recepcionista está fazendo check-in corretamente? O auxiliar administrativo digita os relatórios conforme recomendado? A estoquista conta o depósito periodicamente?

Quando você nota que tarefas não estão sendo cumpridas, anote para solucionar o mais rápido possível.

4. Como saber se os meus esforços geram resultados?

Os objetivos que você implementou no primeiro passo, as desconformidades registradas no segundo e as falhas do terceiro são a sua pauta de treinamento. Essas são as suas necessidades.

Agora, você precisa de indicadores para avaliar a qualidade do seu treinamento, e essa etapa envolve apenas a sua vocação para ensinar corretamente. Mas claro, você não precisa fazer isso sozinho.

Nós somos uma empresa de treinamento e desenvolvimento de equipes com expertise no mercado. Conhecemos as necessidades e pontos de vista das lideranças e dos colaboradores, e podemos fazer as engrenagens da sua empresa girarem com mais eficiência através de cursos apropriados.

Entre em contato para tirar as suas dúvidas ou solicite um orçamento hoje mesmo.

Nesse texto falamos um pouco do porque conduzir uma análise de treinamentos na teoria. Quer aprender mais sobre as metodologias de análise de necessidade de treinamento ou como aplicar na sua organização? Entre em contato conosco, estamos felizes em te ajudar!

Texto desenvolvido pela equipe de conteúdo da SkilLab Treinamentos e Gamificação

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK