Voltar ao site

Como desenvolver liderança entre seus colaboradores?

· Treinamento,Facilitação,Cultura Organização

Ter uma equipe engajada e com espírito de liderança é capaz de garantir mudanças significativas nos resultados da sua empresa. Uma pesquisa feita pela Right Management aponta que colaboradores motivados são capazes de melhorar sua produtividade em até 50%.

Sabendo disso, é importante que empreendedores promovam ações de incentivo a sua equipe de funcionários. Motivar a liderança é mostrar a cada envolvido, quais são suas contribuições para o desenvolvimento do negócio.

É importante que cada sinta que sua função dentro da empresa é fundamental para a engrenagem de todo o resto. Ao estimular a liderança dentro da organização, você conseguirá enxergar as mudanças quanto ao bem-estar, desempenho e satisfação dos funcionários.

Quais características devem ser estimuladas na equipe?

Algumas habilidades precisam ser trabalhadas e levadas em consideração. Cada pessoa tem sua própria personalidade e suas particularidades específicas. Justamente por isso, é essencial desenvolver algumas competências. Veja quais são:

  • Inteligência emocional;

  • Autoconhecimento;

  • Entusiasmo;

  • Bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Quando essas aptidões são trabalhadas da maneira certa, um bom líder se torna capaz de gerenciar tarefas com maestria e até mesmo encarar situações mais complexas que exigem mais resiliência no dia a dia.

Qual o melhor método de motivar uma postura de líder?

Um bom líder e gestor precisa ser dotado de um bom know-how quando o assunto é recursos humanos. Por isso, algumas ações são imprescindíveis para o desenvolvimento desse processo.

O primeiro passo é ser um bom comunicador. Isso significa que você precisa deixar claro tudo o que espera dos funcionários da empresa. Estabeleça metas, mas também saiba ouvir o outro lado. Isso lhe fará um gestor mais próximo na sua equipe.

Outra dica é sempre participar das tarefas que têm sido desenvolvidas no cotidiano da empresa. Mesmo sendo a nível operacional, é importante que você conheça e tenha contato com todas as atividades, desde as mais simples até as mais complexas.

Algum colaborador ou outro pode estar precisando de uma assistência ou um suporte. Nessa hora, como gestor, a sua função é diagnosticar qual o problema e propor as melhores soluções para estimular o empenho e o compromisso dos colaboradores.

Compartilhe seu conhecimento adquirido por experiências

Gerenciar uma equipe significa colocar em prática tudo aquilo que foi adquirido ao longo dos anos de experiência. Mas isso não quer dizer que seu conhecimento deve ficar guardado apenas para você. Pelo contrário, pode e deve ser compartilhado.

Caso você tenha um método muito eficiente de otimizar um processo de execução de tarefa, por que não propor para ver se funciona?

A melhor maneira de desenvolver um instinto de liderança nos seus funcionários é sempre estar aberto ao diálogo. Atitudes como essas, mostram humanização, espírito de equipe e persistência nos seus objetivos.

Nada se faz sozinho, uma equipe precisa de vários líderes

Estimular a liderança é também compreender que cada um tem suas próprias habilidades e cada uma delas podem ser aproveitadas ao máximo.

O segredo está em incentivar que os colaboradores sejam seus próprios líderes e, assim, incitar cada vez mais o senso de responsabilidade coletivo.

Precisa de uma consultoria em gestão corporativa? A SkilLab tem a solução para seu negócio. Promovemos treinamentos efetivos e que geram impacto no resultado da empresa.

Nosso trabalho é focado em diversas áreas: desenvolvimento de estratégia, liderança, recrutamento, gestão de projetos, entre outras. Entre em contato para saber mais!

Texto desenvolvido pela equipe de conteúdo da SkilLab Treinamentos Corporativos

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK