Voltar ao site

Como engajar e motivar colaboradores com Jogos Corporativos?

· Jogos Corporativos,Cultura Organização,Game Design

Por trás de toda conquista empresarial, todo contrato fechado, parceiro adquirido e meta atingida, se encontra um denominador em comum: uma equipe de sucesso.

No entanto, se você ocupa uma posição de liderança no seu emprego ou trabalha diretamente com gerenciamento de projetos e Recursos Humanos, é importante saber como engajar e motivar seus colaboradores, de forma a otimizar o trabalho em equipe e solucionar problemas de maneira rápida e eficiente.

Uma ótima opção para atingir esses resultados é através de jogos corporativos. Neste texto, vamos lhe explicar o que são e como você pode integrá-los a sua empresa, bem como qual foi a origem dessa prática e quais os benefícios que pode trazer no seu ambiente de trabalho.

Boa leitura.

O que são jogos corporativos?

Para responder essa pergunta, é preciso, primeiramente, entender qual o cenário que levou ao surgimento dessa prática empresarial. Um bom gestor sabe que o principal rival do ambiente de trabalho é a rotina. A monotonia do pode ser a causa da baixa produção e do não cumprimento de metas preestabelecidas.

Utilizando técnicas de gamificação, que é a inserção da dinâmica de jogos e psicologia comportamental em atividades do dia a dia, os jogos corporativos são atividades que visam desenvolver, educar e aperfeiçoar os funcionários e colaboradores da empresa, de forma descontraída, a partir da estimulação da coopetição, uma mistura cooperação e competição saudável.

Quais as vantagens dos jogos corporativos?

Em empresas de médio e grande porte, é bastante comum que novos funcionários se sintam deslocados nos primeiros meses de trabalho.

A falta de contato com demais integrantes da mesma empresa contribui para o surgimento de um ambiente desfavorável para o trabalho em equipe. Por esse motivo, a primeira vantagem dos jogos corporativos é integração.

Por meio de dinâmicas que incentivam o trabalho em grupo, os jogos corporativos aumentam a confiança entre os membros da equipe, destacando o papel de cada indivíduo dentro da organização e incentivando a ação em conjunto de diferentes setores em prol de um mesmo objetivo.

Essas atividades também ajudam a destacar e fortalecer indivíduos com personalidades de liderança e aumentam a sensação de pertencimento dos funcionários dentro da empresa.

Como aplicar jogos corporativos na minha empresa?

Apesar de ter um conceito bastante simples, os jogos corporativos são uma atividade que pedem estudo do seu ambiente de trabalho e muito planejamento.

Existem vários livros, cursos e referências variadas que podem te ajudar. O importante é ter um portfolio legal que possa atender a seus colaboradores sem cair na rotina.

Uma sugestão é o livro Gamestorming, que conta com mais de 80 jogos e dinâmicas para você aplicar com a sua equipe. Também recomendamos os cursos Vetor - Introdução à Facilitação Criativa, Art of Hosting, Programa Germinar e Facilitação Criativa.

Cocrie seus treinamentos com a SkilLab

Delegar a elaboração desse tipo de atividade para o seu setor de RH é uma opção, mas existem empresas como a SkilLab que são especializadas em fornecer treinamento corporativo e gamificação por meio de palestras, design instrucional, desenvolvimento humano, treinamentos de equipe e cultura organizacional.

 

Podemos te ajudar a desenvolver:

• Liderança;

• Comunicação e trabalho em equipe;

• Gestão e otimização de inventários;

• Criatividade;

• Recrutamento e retenção de talentos;

• Empreendedorismo;

• Mindset ágil, por meio de jogos corporativos e atividades que ajudarão na integração da sua empresa;

• entre outros :)

 

Entre em contato e experimente em primeira mão os benefícios que os jogos corporativos podem trazer para o seu ambiente de trabalho.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK