Voltar ao site

O que é Andragogia?

· Metodologias,Autoconhecimento,Treinamento

A Andragogia é um dos termos ligados à Ciência da Educação. O conceito data de 1833 por Alexander Kapp, sendo desenvolvida na década de 1970 por Malcolm Knowles. Andragogia é a Ciência que estuda a aprendizagem. Não qualquer aprendizagem, mas a de um público específico: adultos.


O estudo do processo de aprendizagem é todo um universo de conhecimentos, que aplicam diferentes técnicas para diversificados grupos de alunos. Para os adultos, o foco é a possibilidade de tornar o processo mais autônomo para o aluno, além de incentivar a troca de experiências.


Você gostaria saber mais sobre essa Ciência de ensino voltada para adultos? Então, é só continuar a leitura do post.

A Andragogia e a Pedagogia

Uma forma interessante de entendermos melhor sobre a Andragogia é pensarmos a partir do que sabemos sobre Pedagogia. Afinal, a Pedagogia é a Ciência que estuda a aprendizagem das crianças e desenvolve métodos que tornem o trabalho do professor mais eficaz, porque os pequenos precisam de estímulos diferentes e do elemento lúdico, por exemplo.

Na sala de aula do pedagogo, o professor é o elemento que detém o conhecimento e a relação de aprendizagem é mais vertical, os alunos absorvem os ensinamentos.
Por outro lado, a Andragogia estabelece uma relação mais autônoma de ensino, o aluno se torna responsável por adquirir os conhecimentos que deseja e as relações são mais horizontais, na troca entre os estudantes, por assim dizer.

O aluno na Andragogia

O aluno adulto é estimulado a ser protagonista durante o processo de aprendizagem, ele não apenas realiza tarefas, mas está envolvido no planejamento e até na metodologia. Diferente das crianças, os adultos precisam de estímulos que tenham relação com a finalidade de receber determinado conhecimento.

Além disso, são consideradas as experiências de vida desse sujeito, tudo o que ele absorveu durante a vida.


Nesse contexto, há um enorme incentivo em compartilhamento por parte de todos os alunos de tudo aquilo que já sabem, o conhecimento vai se construindo ao longo também dessas trocas.

Características dessa metodologia e seu uso nas empresas

Como dissemos, a autonomia é predominante entre os alunos que, junto à troca de experiências entre si, recebem orientações de um professor, além de receberem conhecimentos úteis e aplicáveis em sua rotina e por fim, a motivação de aprenderem.

O que muitos não sabem também é que essa ciência tem grande aplicabilidade no ambiente corporativo. É uma metodologia usada para treinamento de empresas, reforçando um ensino que envolve os alunos, a fim de buscar desenvolvimento de seus funcionários.


Treinamentos de funcionários visam aprimorar os conhecimentos da equipe, trazendo melhor qualidade de vida para os empregados e mais eficiência na rotina da organização.


Por este e outros motivos, esse tipo de treinamento tem ganhado empresários de diversos segmentos. A Andragogia é aplicada constantemente em espaços nos quais o adulto é o público-alvo do ensino, não necessariamente em um espaço escolar.


Quer saber mais sobre os treinamentos para funcionários? Entre em contato conosco para fazer um orçamento.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK