Voltar ao site

O que é Cultura Organizacional?

e como criar uma na sua empresa!

· Cultura Organização,Facilitação,Gamificação

Todas as empresas possuem características próprias, com seus hábitos, valores e dinâmica que determinam o comportamento. Entretanto, definir essa cultura organizacional, pode ser um problema para muitas organizações, principalmente com a enorme competitividade e concorrência no mercado.

O que é cultura organizacional?

 

A cultura organizacional pode ser definida como a interação de um grupo de pessoas em um ambiente e como esse local evolui de acordo com essas interações. É através desse conceito que a missão, visão e valores da empresa são estabelecidos.

 

Definir esses principais objetivos é a chave para uma boa cultura organizacional, pois os funcionários terão uma motivação maior para seguir. Entender as políticas internas e externas da empresa, além de suas crenças e valores éticos e morais, são pontos essenciais para estabelecer uma identidade e saber no que a organização acredita.

 

Uma equipe motivada por objetivos em comum é mais produtiva e eficaz, com todos trabalhando juntos para o sucesso da empresa. Harmonizar e alinhar a cultura dentro da organização é muito importante para manter o foco das metas.

Por que é importante ter uma cultura organizacional?

Ter certeza de seus valores e objetivos é fundamental para o sucesso de uma empresa. Organizações que não alinham esses conceitos, geralmente, não encontram bons resultados no mercado.

Logo, uma cultura organizacional bem definida e aplicada é essencial para compreender as formas de atuação da empresa e como a sua identidade será transmitida para os funcionários e, consequentemente, para os clientes. Traçar estratégias organizacionais eficazes pode ser o diferencial para a empresa se destacar.

Manter a boa reputação de uma empresa também está nas mãos de seus funcionários. As regras de comportamento estabelecidas e as políticas da organização são apenas dois exemplos de fatores influenciadores nessa cultura.

Dicas para desenvolver uma cultura organizacional na sua empresa:

É por meio dos profissionais com cargos de liderança que essa cultura organizacional é estabelecida. São eles que ditam o comportamento das equipes, portanto, é importante compartilhar conhecimentos e ideias com seu time, para que se torne mais engajado e vista a camisa da empresa de maneira sincera.

Apostar na liberdade do compartilhamento de conhecimento entre seus funcionários também é importante. Ver ideias saindo do papel e tomando forma é um incentivo maior para que as pessoas sintam prazer e alegria enquanto a empresa cresce.

E, acima de tudo, ter respeito com todos os envolvidos na organização, independente do cargo hierárquico. Pessoas com vivências diferentes compartilham experiências diferentes. Isso é fundamental para a diversidade dentro de uma empresa.

Uma empresa de sucesso é aquela que possui uma boa cultura organizacional. É a partir dessa convergência de valores que a identidade do negócio se fortalece e ganha credibilidade no mercado. Transformar o espaço corporativo para que seja dinâmico e produtivo é essencial para dar sintonia e objetivos em comum para a equipe.

Gostou de saber da importância da cultura organizacional para uma empresa? Então, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e ficar por dentro das novidades!

Texto desenvolvido pela equipe de conteúdo da SkilLab Treinamentos Corporativos.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK