Voltar ao site

O Que é Gestão de Projetos?

e como aplicar na sua empresa!

· Metodologias,Jogos Corporativos

Em um mercado saturado e extremamente competitivo como o contemporâneo, pensar estrategicamente é imprescindível para alcançar resultados satisfatórios. É importante ter bons profissionais e boas ideias, mas tudo isso precisa vir aliado a um gerenciamento efetivo para vingar no cenário atual - é nesse cenário que a gestão de projetos se faz necessária.

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos consiste em um conjunto de conhecimentos, técnicas, habilidades e ferramentas utilizadas para planejar, monitorar e executar um projeto. Ou seja, saber quais são os resultados pretendidos, como eles serão alcançados e quais são os recursos indispensáveis para tal ação.

A gestão de projetos visa monitorar todas as etapas de um empreendimento: do brainstorm às aplicações. É ter uma visão macro dos negócios, visualizando a importância de cada setor. A gestão de projetos tira um empreendimento da zona de conforto, sempre elaborando novos projetos e ideias, tornando a empresa mais dinâmica e agregando valor imensurável à empresa.

A importância da gestão de projetos

A gestão de projetos proporciona ao empreendedor maior conhecimento acerca do seu negócio. Ela permite uma visão ampla, de cada detalhe de uma empresa, permitindo uma tomada de decisões mais estratégicas, já que a gestão em questão permite valorizar os acertos e a possibilidade de aprender com os erros.
 

Tal gestão valoriza o capital humano, evidenciado as necessidades de cada colaborador para que estejam satisfeitos no trabalho, sentindo-se desafiados, desta forma investindo em planos de carreiras, em benefícios, em progressão, entre outras especificidades.

Sem contar que a gestão de projetos moderniza um negócio, adotando processos mais eficazes e modernos para o desempenho das funções. Desta forma, o que soa obsoleto é esquecido, deixando para trás metodologias de trabalhos ultrajadas. Sem contar que a gestão de projetos permite uma padronização do trabalho, deixando tudo mais coeso.

Como aplicar a gestão de projetos no seu negócio

O primeiro passo é padronizar as atividades da empresa. É fundamental ter total controle do que está sendo feito e acesso constante aos dados da empresa. Em seguida, é indispensável treinar todos os colaboradores e estes terem a dimensão de suas funções e do que é uma gestão de projetos.

Para o bom funcionamento de tal gestão é ideal o conhecimento acerca do que ela representa.

As metas são também cruciais para a consolidação da gestão de projetos: é necessário trabalhar com números definidos. Afinal, tais metas irão orientar todas as ações de um negócio.

Outro passo indispensável é a utilização de softwares ágeis e eficazes, sendo necessário investimento em tecnologia da informação. O setor de TI não pode ser subestimado quando se fala em gestão de projetos.

No que concerne aos colaboradores, a capacitação profissional é algo imprescindível. Trata-se de valorizar o capital humano e compreender que este é um cartão de visitas, além de refletir diretamente nos resultados. Por isso são importantes medidas como o treinamento, o desenvolvimento, a gestão de competências, entre outros. A área de RH nunca pode ser considerada à parte, ou um setor meramente burocrático.

Já conhece a SkilLab?

A gestão de projetos é indispensável para quem lida com as oscilações do mercado. A SkilLab é uma empresa de treinamento corporativo e gamificação, com ampla experiência em gestão de projetos.

Super recomendamos nossos jogos corporativos pra ajudar seus colaboradores a pensar como verdadeiros gestores de projeto. O Celemi Agile Moveajuda empresas a pensar projetos de maneira ágil, trabalhando o mindset ágil nos colaboradores. Já o Celemi Cayenne é uma ótima para grandes organizações que precisam trazer a parte humana e de estratégia e negociação para garantir seu sucesso.

Entre em contato conosco ou veja nossas outras opções de jogos corporativos.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK