Voltar ao site

O que são serious games?

· Jogos Corporativos,Gamificação,Gestão de Pessoas

Ana é gestora de vendas de uma startup e precisa treinar novos colaboradores. Ela queria  um treinamento dinâmico, que ajudasse os novos funcionários a assimilar o conteúdo rapidamente. Um colega da equipe de Ana sugeriu a utilização de serious games.

Os serious games ou jogos sérios, em português, são jogos utilizados para finalidade educativa, podendo ser usados em escolas ou no mundo corporativo.


Essa inovadora técnica de aprendizagem possui recursos para simular situações do dia a dia do trabalho, ajudando os colaboradores a entenderem, na prática, o funcionamento das rotinas da empresa.


A seguir, listamos as principais vantagens da aplicação dos serious games nas empresas.

1. Aprendizado de forma mais simples

Cada pessoa tem uma forma de aprender e os serious games são um recurso dinâmico para auxiliar as empresas nessa tarefa.


Eles são feitos sob medida para se enquadrarem com as necessidades e objetivos da empresa. Com eles, é possível simular ambientes, situações, metas e regras. Tudo isso contribui para que os jogadores assimilem mais facilmente regras, procedimentos e conhecimentos específicos de suas áreas de atuação na organização.
 

Simulações de situações reais deixam os funcionários entretidos e interessados no conteúdo a ser ensinado. Treinamentos passam a ser mais dinâmicos do que simples explicações no dia a dia ou longos e cansativos seminários.

2. Monitoramento do comportamento

Nos serious games, os colaboradores precisam fazer escolhas para compreender as consequências de cada atitude tomada no dia a dia.
 

Com a possibilidade de um aprendizado na prática e feedbacks instantâneos, o jogo permite que os funcionários tomem decisões mais eficientes e assertivas nas rotinas.
 

O método de tentativas e erros proporcionados por esse grande recurso tecnológico deixa os jogadores mais preparados e confiantes para lidar com as diversas situações que lhes forem apresentadas.
 

Isso gera um grande aumento na produtividade e na motivação dos colaboradores.

3. Situações controladas no jogo

No serious games, as situações são colocadas de modo extremamente controlado e específico. Metas e regras são definidas com precisão para simular situações práticas do dia a dia da empresa.
 

Desse modo, os colaboradores podem entender as situações que vão vivenciar na rotina dos seus trabalhos.

4. Os serious games podem ser usados mais de uma vez

Com a entrada de novos colaboradores em diferentes épocas do ano, as empresas podem sempre recorrer aos serious games para fazer o treinamento dos novos funcionários.
 

Além disso, o jogo possui derrotas e vitórias e, assim, é possível prever como o novo funcionário irá se sair no trabalho e oferecer feedback de decisões antes que elas precisem ser tomadas no trabalho.

5. Aquisição de novas habilidades

Os serious games proporcionam o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos colaboradores. De forma dinâmica e prática, esse recurso tecnológico auxilia muito no aprendizado e na capacitação profissional.
 

Além disso, a ferramenta possibilita o desenvolvimento de habilidades pessoais como negociação, liderança e demais qualidades necessárias para determinados cargos.

6. É possível atrair mais candidatos para as vagas disponibilizadas

No momento de procurar um emprego, muitos candidatos priorizam a cultura da empresa. A forma como a empresa capacita seus funcionários também é determinante para que esta tenha uma cultura compatível com o novo colaborador.

Somos uma empresa especializada em treinamento corporativo e gamificação. Representamos a Celemi, empresa sueca de jogos corporativos, na America Latina, além de criar novos jogos e simuladores sob medida.

Agende uma consultoria gratuita ou mande uma mensagem!

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK