Voltar ao site

Por que usar gamificação na sua organização?

· Gamificação,Gameficação,Metodologias,Corporativo

Uma rotina de trabalho pode ser bem repetitiva, afinal, certas funções devem ser realizadas todos os dias para cumprir com as metas da empresa. O problema é que esse tipo de rotina “automatizada” pode fazer com que funcionários percam a motivação e o engajamento, e não executem suas atividades com máximo de si, simplesmente por considerarem o trabalho “chato”.

E é justamente por esse tipo de problema que empresas buscam, cada vez mais, aplicar conceitos e técnicas de gamificação como forma de motivar seus funcionários, ampliando a eficiência em seus trabalhos, ao mesmo tempo que fazem do ambiente profissional um lugar mais divertido. Tudo isso com elementos clássicos encontrados nos games.

Quer saber como a gamificação pode ajudar colaboradores a performar mais? Continue a leitura e descubra!

O que é gamificação?

 

Mas antes, o que significa gamificação? Trata-se de métodos que envolvem a utilização de elementos básicos de videogames, no intuito de motivar seus participantes a alcançarem um determinado objetivo em comum.

 

A metodologia, muito utilizada em conjunto com o digital, como em aplicativos e sites, faz uso de sistemas de recompensas, pontuações, e rankings após atingir certos objetivos, ou “passar de fase”, também contando com feedbacks constantes e ativa participação de todos os funcionários e seus gestores.

 

Em resumo, a gamificação promove o cumprimento de objetivos por meio da marcação de progresso, com a obtenção de recompensas ao longo, e no final, do caminho. Lembra dos cartões fidelidade de lanchonetes que se preenche até poder receber um pedido grátis?

 

Uma das formas mais antigas e simples, mas efetiva de gamificação aplicada ao cliente.

Empresas utilizam o mesmo conceito para seus colaboradores, como uma forma de ampliar a performance e aliviar o peso de trabalho.

Gamificação nas empresas

Apesar do nome, gamificação é muito mais do que um jogo: é uma forma lúdica de aprendizado e desenvolvimento, destinada a melhorar de forma técnica e divertida a performance dos colaboradores no ambiente de trabalho, e da própria empresa em si.

Como já referenciado antes, a gamificação funciona sob três princípios básicos:

Objetivo: uma meta a alcançar, uma missão a cumprir. É aquilo que engajará todos os colaboradores de uma empresa;

Progresso: é o caminho a ser traçado até concluir o objetivo. Recompensas podem ser dadas cada etapa concluída;

Recompensa: é o destino final, a premiação por cumprir a “missão” proposta na gamificação. Também é o momento em que se pode avaliar os acertos, erros e os pontos a melhorar.

Gamificação aplicada aos colaboradores

Quando aplicada nas empresas, deve-se ficar atento em quais áreas trabalhar, quais os pontos a serem fortalecidos e as metas gerais a serem alcançadas.

Ainda assim, a gamificação pode melhorar vários pontos de desenvolvimento de um time de colaboradores, garantindo ampla melhoria de sua performance se bem aplicada. Eis resultados comuns da gamificação.

Gamificação aumenta o engajamento no trabalho

Todo tipo de videogame requer engajamento por parte do seu jogador para alcançar os objetivos e passar de fase sem falhar, correto?

A gamificação utiliza o mesmo princípio. Incentivando colaboradores a trabalharem seu foco durante as atividades. A gamificação promove engajamento, concentração e disposição para dar atenção exclusiva a certas tarefas até que sejam cumpridas.

Sistemas gamificados que recompensem o batimento de metas antes do prazo, por exemplo, são formas de como a gamificação pode ajudar com foco e performance de colaboradores.

Por sua qualidade inovadora e moderna, a própria aplicação da gamificação em si já pode ser o suficiente para incentivar o engajamento dos colaboradores. Afinal, todos prezam por novidades.

Games incentivam a motivação dos colaboradores

Tentar, falhar, tentar de novo até acertar. Mais um conceito simples, muito visto em videogames, que é aplicado pela gamificação. Uma equipe de colaboradores determinada vai cumprir até mesmo as demandas mais complexas com muito mais afinco e eficiência, sem desistir.

Com um objetivo claro, um caminho bem definido a se seguir e até, quem sabe, uma premiação especial a ser dada sob certas condições, um time de colaboradores estará mais do que motivado e determinado a cumprir com a tarefa. Claro que tais premiações devem ser, acima de tudo, merecidas.

Gamificação gera motivação e organização para trabalho em equipe

Uma equipe só é uma equipe de verdade quando trabalha em conjunto, e a comunicação entre todos os seus membros é um elemento vital. Assim como também ocorre em muitos videogames, a gamificação promove um ambiente colaborativo, trabalhando as habilidades de cada indivíduo para concluir um objetivo coletivo.

Uma equipe unida, alinhada, e que confia nas habilidades específicas de cada membro, fazem toda a diferença e são mais do que vitais para o sucesso de uma empresa

Gamificação promove a competição saudável

Assim como trabalho em equipe ajuda colaboradores a performar mais, uma boa e velha competição saudável entre funcionários também é um excelente meio de garantir maior produtividade.

Atribuir um sistema de pontuações, ou um quadro de feedbacks positivos e negativos com rankings gerais de resultados no final do mês, são grandes exemplos de ações gamificadas que incentivam a produtividade individual.

Gamificação estimula a autoavaliação e evolução dos colaboradores

Pontuações, premiações e rankings são coisas muito boas para quem consegue se manter em primeiro, mas e quanto os que não se saem tão bem?

A aplicação de feedbacks constantes e o acompanhamento direto entre gestor e colaboradores abrem espaço para o importante momento de autoavaliação.

Os resultados do final do mês em uma atividade de gamificação podem servir para avaliar o que precisa ser melhorado em cada colaborador. Garantindo, assim, a evolução de todos e o consequente aumento de performance.

Gamificação na sua organização

Com uma nova geração de profissionais que cresceu em meio ao digital, trabalhar sua motivação, desempenho e performance geral baseando-se nos games é uma alternativa não só bastante efetiva, como também agradável aos envolvidos.

Uma estratégia gamificação bem alinhada com as próprias ações da empresa irá garantir eficiência total em suas ações e dos colaboradores participantes.

Gostou do assunto? Saiba mais sobre nossa proposta de gamificação e game design!

Caso tenha interesse em aplicar um projeto de gamificação alinhado com sua empresa, entre em contato conosco e faça um orçamento para obter as melhores estratégias de gamificação.

Texto desenvolvido pela equipe de conteúdo da SkilLab - Treinamentos e Gamificação

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK