Voltar ao site

Como fica o treinamento corporativo durante a quarentena?

· Treinamento,Corporativo,Cultura Organização

A rotatividade nas empresas é um dos grandes desafios enfrentados por gestores de todo o Brasil. Uma das soluções que apresenta bons resultados tanto para a empresa que fideliza o colaborador, quanto para o funcionário que adquire conhecimento, é o treinamento constante.

Empresas de sucesso tem essa prática como regra. Elas reciclam seu quadro em vez de descartá-lo. Elas entendem que a liderança tem papel de orientar e ensinar o colaborador a atingir os objetivos pretendidos.

No entanto, a crise do coronavírus trouxe uma crise que chegou sem bater na porta, e de um dia para o outro, o mercado se fechou. E agora, como fica o treinamento corporativo durante a quarentena?

Neste artigo, nós iremos te dar dicas e sugestões para manter essa ferramenta ativa, e como implementá-la agora mesmo caso ainda não tenha. Confira!

Treinamento corporativo é necessário?

Muitas empresas veem o funcionário desmotivado como descartável, mas esse fenômeno é algo muito longe de ser verdade. É responsabilidade da liderança motivar o seu colaborador, caso contrário entra em um ciclo de demissão e contratação chamado de rotatividade.

O treinamento corporativo tem muitas funções. Você, gestor, supervisor de RH ou líder de setor deve estar atento às vantagens de investir um pouco de tempo pensando nisso.

Ele serve para alinhar as expectativas do negócio e do colaborador. Este, precisa compreender qual é o seu papel específico dentro da organização e quais são os objetivos e metas pessoais a serem cumpridos que podem se alinhar à empresa.

Além do mais, é necessário entender que as pessoas não executam tarefas por três razões.

  • Não terem ferramentas;

  • Não saberem;

  • Ou não ter interesse.

O primeiro caso é o mais simples de resolver, basta investigar o setor e compreender as necessidades.

Os dois últimos são facilmente resolvidos com treinamento. Por incrível que pareça, o gestor precisa ensinar o indivíduo a desempenhar o que se espera dele, e, além disso, uma conversa franca, cara a cara é capaz de motivar equipes quando conduzida da maneira correta.

Isso amplia a produtividade, você recicla os seus funcionários, e ainda consegue reduzir custos de diversas fontes, desde o RH, até o uso integral de insumos utilizados em determinado processo. Tudo é aprendido em treinamento.

Como treinar a equipe em quarentena?

Estar cara a cara com o seu funcionário é uma maneira muito eficiente de transmitir uma mensagem, no entanto, existe a modalidade de ensino à distância até mesmo para treinamento corporativo, e ainda existem vantagens em relação ao método tradicional

Aprender em qualquer lugar a qualquer momento

Se antes o treinamento acontecia apenas na sede da empresa, agora o seu colaborador tem a vantagem de acompanhar o curso em qualquer lugar do planeta, bastando uma conexão com a internet.

Além do mais, é possível deixar esses encontros registrados para que todos possam rever mais tarde, ou até mesmo acompanhar em outro horário quando não há disponibilidade devido a quedas na rede, falhas de comunicação ou quaisquer outras razões.v

É vantajoso para a empresa

Pense em todo o custo demandado por um treinamento presencial. O espaço, o tempo que o colaborador fica fora do local de trabalho, até mesmo o próprio deslocamento e hospedagem em alguns casos e sempre aquele coffee break ao final.

Online, muitos destes gastos são reduzidos. A empresa não precisa arcar com quase nada em relação à operação, focando mais no conteúdo e interação dos participantes.

Com esta redução de custos, é ideal buscar facilitadores remotos, que podem auxiliar no desenvolvimento de conteúdos, análise de necessidades de treinamento, cocriação de produtos e serviços e até reuniões e alinhamentos de equipe!

É mais seguro

Acima de tudo, estamos em quarentena. A intenção é que as pessoas saiam de casa apenas em casos de máxima urgência. Dessa maneira, o colaborador e nem o gestor ou ministrante do curso se coloca em risco.

Lembre-se que uma empresa é um conjunto de pessoas e que sem elas, nada acontece. Por isso, cuide dos seus colaboradores e #FiqueEmCasa.

Tem interação entre a equipe

Uma das maiores dificuldades do Home Office é o fato de as pessoas se sentirem sós ou pouco produtivas. Os treinamentos online ajudam sua equipe a se manter engajada e alinhada, além de trazer técnicas para facilitar a interação durante e após as atividades.

Além disso, quando se está diante de um público, é normal que as pessoas fiquem nervosas, resultando em baixa participação. No entanto, a interação é essencial para o desenvolvimento completo da equipe.

Em um ambiente virtual elas se sentem mais livres para expor opiniões e fazer colocações. Ferramentas digitais possuem mecanismos como "levantar a mão" ou o chat, que pode ser utilizado durante a fala de uma pessoa sem perder a atenção do grupo ou interromper alguém.

4 passos para implementar o treinamento online

Antes de qualquer coisa, você precisa pensar as razões pelas quais quer treinar a sua equipe. Cada empresa possui necessidades diferentes em épocas diferentes, então, pare um minuto para planejar o seu plano de ação.

1. Quais são as competências que buscamos?

Analise o desempenho da empresa no último período e pontue as competências que foram destaques, e aquelas que devem ser melhoradas urgentemente. Podem ser problemas pontuais, mas que devem ser discutidos para que não voltem a acontecer.

Converse com o seu colaborador e aceite um feedback honesto. Tente entender quais são as dificuldades e elabore maneiras para superá-las. Treinamento eficiente é aquele que ajuda, não o que pune.

2. Crie um roteiro

O maior erro que qualquer gestor comete é ministrar um treinamento sem se planejar com antecedência. É de suma importância colocar no papel tudo o que precisa ser dito e tentar se antecipar às respostas da equipe.

Existem várias ferramentas que podem te ajudar com isso. Na verdade, tem uma área toda em Treinamento e Desenvolvimento que é especialista nisso, a de Design Instrucional.

Design Instrucional ficou muito famoso para cursos em EaD, que atingiram pico durante a quarentena. O que poucos sabem é que o conhecimento pode ser aplicado a outros tipos de treinamento. Na criação de encontros online, no plano de desenvolvimento individual (PDI) ou no plano de desenvolvimento de equipe e até mesmo em encontros, planejamentos e reuniões de alinhamento.

3. Tente diversas estratégias

Um dos pontos em que o treinamento presencial se sobressai, é na atenção e presença. Você precisa carregar isso para o ambiente virtual!

Quando o colaborador apenas vê um vídeo, as chances de perder sua atenção são muito grandes. Tudo pode ser uma distração, fora o fato de que ele sabe que pode assistir aquele conteúdo em outro momento.

Busque utilizar infográficos, imagens interativas (GIFs), quizzes, jogos e vídeos interessantes para fisgá-lo e garantir que a mensagem correta está sendo passada. Lembre-se de quebrar o conteúdo falado (palestra, debate, mediação) a cada 10 minutos com uma atividade.

Teste. Cada equipe se adapta a uma modalidade diferente de treinamento. Aprenda o que funciona para sua equipe! E se precisar de ajuda, converse com um de nossos facilitadores!

4. Esteja disponível para responder dúvidas

Mais uma vez, é responsabilidade do líder ensinar. Você precisa estar disponível para solucionar todas as dúvidas e angústias apresentadas pelo seu colaborador. Quando o gestor se mostra realmente disposto a ajudá-lo, as chances de ele criar um vínculo sincero com o líder e a empresa são muito maiores.

Treinamento é o segredo de qualquer empresa madura que obtém grandes resultados no mercado. Os colaboradores precisam conhecer exatamente quais são os objetivos a serem atingidos para que possam percorrer esse caminho juntos.

Em tempos de crise isso se faz mais do que necessário. É preciso conscientizar que o negócio passa por momentos turbulentos e sobrevive apenas com ajuda do time que o compõe.

Mesmo em quarentena mantenha a sua equipe unida. Afinal, quando tudo isso passa, a sua empresa deve voltar a ficar no topo do mercado.

Nós somos uma empresa especializada em treinamento corporativo e buscamos motivar, educar e desenvolver equipes, criando uma cultura organizacional forte em sua marca. Entre em contato para tirar as suas dúvidas e solicitar um orçamento.

Texto desenvolvido pela equipe de conteúdo da SkilLab Treinamentos e Gamificação

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK